A MANUTENÇÃO DA DECISÃO ÍNTIMA DE PARAR DE FUMAR
A motivação deverá ser, sempre, a esperança de melhorar a condição de vida, no sentido de ser mais feliz, mais livre e com a consciência isenta de culpas ou de remorsos, pelo fato de fumar, prejudicando-se a si mesmo e aos seus entes queridos.
Acontece que, geralmente, buscamos esta condição de felicidade, sem querer empregar esforços, pois, equivocadamente, temos como padrão de felicidade, o ócio, o fazer nada, a satisfação das nossas sensações. Porém, jamais o esforço ou o trabalho, que nos engrandece e nos dignifica, são motivos de felicidade.
No entanto, se procurarmos observar, perceptivamente, verificaremos que a solução de qualquer problema, sob quaisquer aspectos que se apresentarem, implicará na formulação de outros problemas menores, que deverão ser solucionados, também.
Sendo, pois, o esforço próprio e o trabalho as ferramentas necessárias para a solução dos problemas, estes dois fatores serão, então, os agentes que promoverão a evolução e o amadurecimento do ser.
Substituindo a palavra problema pela palavra dificuldade, para manter-se a decisão íntima de parar de fumar, será preciso identificar as dificuldades que serão criadas, pela nossa decisão, e enfrentá-las.
A aplicação do esforço individual deverá contar com a sua boa vontade e esta, por sua vez, com a sua coragem, confiança e bom ânimo em resistir para não ceder, diante das pequenas dificuldades que encontrará.
Veja, na natureza, os exemplos de resistência das criaturas para sobreviverem e cumprirem com a finalidade da sua existência:
A árvore resistindo ao vento: Ela é movimentada, agitada, envergada, porém, ela se esforça e resiste à intempérie para sobreviver; A semente, para germinar e nascer transformada: Tem de lutar para vencer a polpa, a casca e a terra a fim de não perecer; Vejamos a luta do nosso Astro-Rei, o Sol, para fazer com que a sua luz chegue até nós e nos propicie a vida; A luta e o sacrifício da Terra e dos seres orgânicos, durante a sua evolução geográfica e biológica, para nos oferecer esta relativa estabilidade que usufruímos; Repare ao derredor os companheiros, do dia a dia: estão todos com as suas lutas e aprendizados, caindo e reerguendo-se.
Tudo é movimento, é vida! Porquê teria de ser diferente conosco?
Devemos resistir aos fatores que alteram o nosso equilíbrio. Mas não poderemos fazê-lo sem que nos esforcemos e sem que sacrifiquemos algo de nós.
Devemos observar e considerar as vantagens que teremos, empregando este esforço para nos manter longe do vício.
A árvore, não resistindo ao vento, tombará!
A semente, não se esforçando para germinar, sucumbirá!
Os companheiros do dia a dia, não resistindo, serão desertores do próprio progresso, que se conquista pela superação das dificuldades.
Assim, também, nós, não resistindo ao impulso dos bichinhos, retornaremos ao vício e ele nos destruirá, com todos os seus incômodos e doenças conhecidas, provocando, em nós, no futuro, muita dor e sofrimento.
Então, manter-se não fumante, será lutar por princípios, pela auto libertação e estima, como Espíritos e como Homem, da escravidão dos costumes impostos através dos conceitos materialistas, ideológicos e dogmáticos.
Desta forma, seremos a força, a semente, o Sol e a luz de nós mesmos e, posteriormente, capazes de auxiliar o próximo, nesta mesma luta.
"É amando que seremos amados;
É compreendendo que seremos compreendidos";
É servindo que seremos servidos;
É auxiliando a alguém a parar de fumar que deixaremos de fumar...
Para a manutenção da sua decisão, é preciso estar sempre atento à leitura deste trabalho, como um auxiliar que lhe orientará no proceder, quando da dificuldade em superar a vontade de fumar.
Lembre-se de que esta vontade, já decorrido quase um ano, será bem suportável, mais amena e controlável por causa da renovação que você promoveu em si mesmo, nos aspectos do descondicionamento do hábito de fumar e dos novos valores que adquiriu.
Reler os capítulos III, VII, VIII, IX e X.
Não esqueça de que o tempo dedicado a este objetivo, fará você esquecer-se do vício de fumar. Enquanto o tempo passar, é preciso a sua dedicação, o seu esforço, a sua luta cumprindo com o exposto neste trabalho.
Será um ou dois anos de dedicação para viver bem, livre deste problema grave, as dezenas de anos restantes desta sua presente vida.
Você conseguirá! Realize! Faça acontecer!
Felicidades!